30 de mai de 2019

Exposto ao sol, Bolsonaro age como fera ferida


Para velhos repórteres da minha turma, grisalhos e carecas de saber como funciona a política, em Brasília, essa história de pacto federativo sempre dá sono.

Toda vez que um governo está enrascado e sente o vento frio do abismo bater na testa, reúne meia dúzia de gênios de ocasião e finge disposição em estabelecer um acordo de não agressão com os demais poderes: oferece uma mão ao Congresso, outra ao Judiciário, à moda de Stálin e Hitler, enquanto ganha tempo de armar as tropas e partir, enfim, para a batalha campal, propriamente dita.

Bolsonaro é um oligofrênico nacionalmente diagnosticado, mas tem um instinto de sobrevivência apurado. Em quase 30 anos de Parlamento, sobreviveu na obscuridade se alimentando de restos de mordomias, dominando as brechas do regimento interno da Câmara dos Deputados. Esses truques que garantiram a ele e aos filhos serem parlamentares sem nunca, de fato, terem sido.

No Palácio do Planalto, exposto ao sol, com sérios problemas de cognição e dicção, para dizer o mínimo, age como uma fera ferida desferindo unhadas e cusparadas em inimigos e aliados, mesmo quando os reúne para tomar café da manhã, no Palácio da Alvorada.

Não há nem nunca haverá pacto nenhum capaz de ser cumprido por um presidente que não tem a menor capacidade de governar, ainda mais este, orientado por um guru de boca suja e cercado de lunáticos que não passariam em um teste psicotécnico montado para selecionar chimpanzés de circo.

Leandro Fortes, jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.