29 de abr de 2019

Italianos identificam supostos cabelos de Leonardo Da Vinci

Achado estava escondido em uma coleção norte-americana e será exposto pela primeira vez na próxima quinta, em Vinci, ao lado de documentos que comprovariam sua autenticidade


Pesquisadores italianos descobriram a existência de um maço de cabelos atribuído ao gênio renascentista Leonardo Da Vinci, cuja morte completa 500 anos na próxima quinta-feira (02/05).

A novidade foi divulgada nesta segunda (29/04) por Alessandro Vezzosi, diretor de um museu sobre o artista situado em Vinci, cidade natal do pintor, e pela historiadora Agnese Sabato, presidente da fundação Leonardo Da Vinci Heritage.

"Recuperamos do outro lado do oceano um maço de cabelos historicamente chamado de 'Os cabelos de Leonardo da Vinci', e essa extraordinária relíquia nos permitirá seguir na pesquisa de seu DNA", disse Vezzosi.

Segundo o especialista, o achado estava escondido em uma coleção norte-americana e será exposto pela primeira vez na próxima quinta, em Vinci, ao lado de documentos que comprovariam sua autenticidade.

"É o elemento que faltava para dar mais consistência científica às nossas pesquisas históricas. Graças às análises genéticas nesse achado, que serão cruzadas com exames de DNA dos descendentes vivos e das sepulturas que identificamos nos últimos anos, será possível fazer verificações para a busca do DNA do gênio", declarou Sabato.

Em abril de 2016, a pesquisadora e Vezzosi divulgaram um estudo que identificou 35 familiares vivos de Leonardo, incluindo o cineasta Franco Zeffirelli. A Itália realiza em 2019 um intenso programa cultural para celebrar os 500 anos da morte do gênio, com exposições sobre suas obras nas principais cidades do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.