2 de abr. de 2019

Domenico Losurdo explica: Nazismo, Fascismo e Comunismo


O nazismo era de esquerda? O fascismo e o comunismo são duas faces de uma mesma moeda? O que está por trás da atual onda de revisionismo histórico, e de conceitos como o de "totalitarismo"?

Numa época cada vez mais pautada pela seção de comentários dos porões da internet, marcados por afirmações estapafúrdias e comparações infundadas, decidimos trazer à internet o pensamento de Domenico Losurdo. Este vídeo é o primeiro de uma série que a TV Boitempo gravou com o filósofo italiano durante sua última visita ao brasil, pouco antes de sua morte. Nele, Losurdo reage, a partir de seu livro GUERRA E REVOLUÇÃO, à provocação sobre a frequente equiparação entre nazismo, fascismo e comunismo, enquanto manifestações equivalentes de "totalitarismo". A discussão ganha contornos especialmente urgentes em um momento em que o próprio Chanceler do governo Bolsonaro decide mergulhar o discurso histórico do século XX de cabeça nas guerras culturais, embarcando na falsificação de que o nazismo seria um regime "de esquerda". A entrevista foi conduzida por Artur Renzo e Isabella Marcatti na sede da Boitempo, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.