25 de mar de 2019

Temer fracassou e Bolsonaro tende a fracassar na Reforma da Previdência


FH reformou a previdência estabelecendo o fator previdenciário. Lula reformou o RPPS. Dilma reformou a previdência ao estabelecer o Funpresp. Temer fracassou e Bolsonaro tende a fracassar.

O que separa o sucesso do fracasso é a Lava Jato.

Temer foi abatido pelo “Joesley day”, algo que só foi possível por causa da Lava Jata. Bolsonaro colocou a operação dentro do governo ao escolher o Ministro da Justiça.

A prisão de Temer é resultado também da Lava Jato.

Reforma difíceis exigem um sistema político minimamente inteiro.

A Lava Jato criminalizou a política e destruiu os procedimentos habituais de nossa política, que permitiam aprovar mudanças legislativas complexas.

Não dá para ter tudo, ou a Lava Jato se fortalece e o país permanece patinando quanto à reforma da previdência e muitas outras também importantes, ou aceita-se que a Lava Jato já deu o que tinha de dar e agora é hora de virar a página e buscar os consensos necessários para fazer o país andar.

Nada é mais precioso do que um sistema política de pé.

Alberto Carlos Almeida, cientista político e autor dos livros A cabeça do brasileiro, A cabeça do eleitor, e O voto do brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.