30 de nov de 2018

Vazamentos irresponsáveis contra Guedes, Gleisi e Mercadante


Há uma boa probabilidade de que a denúncia contra Paulo Guedes, por conta de seus investimentos em educação, seja falsa. Assim como os vazamentos da delação dos executivos da CCR, mencionando doações para as campanhas de 2010, de Gleisi Hoffmann e Aloisio Mercadante.

Qual a garantia de que sejam informações corretas? Nenhuma.

No caso de Paulo Guedes, a denúncia integra a operação Greenfield. Analisa investimentos de riscos com recursos de fundo de pensão. Como o nome já diz, são investimentos de risco em empresas iniciantes. Em qualquer economia civilizada, há uma margem para operações frustradas. Espera-se que os ganhos com as operações bem-sucedidas superem as perdas. Trata-se de uma peça essencial para fortalecer startups, acelerar novas empresas em novos setores.

Pretender separar investimentos bem-sucedidos e malsucedidos é investir contra a própria lógica desse mercado. O Ministério Público Federal do Distrito Federal já cometeu várias barbaridades conceituais na avaliação desses investimentos.

Quando à delação da CCR, mantem-se o mesmo padrão das delações de Curitiba. O delator diz o que o procurador quer. E o procurador divulga rapidamente o que ele quer vazar, antes que a falta de provas desmoralize a delação.

Não existe direitos e não existe jornalismo nessa parceria entre MPF-Polícia Federal e cobertura policial da mídia. Apenas vontade de aparecer e de fazer política por parte dos agentes da lei, e pressa e falta de disposição de ir atrás dos fatos do jornalismo policial.

Luís Nassif
No GGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.