17 de nov de 2018

Sobre o Mais Médicos


Pequeno guia para não falar bobagem sobre o Mais Médicos

Ponto 1 – O PMM não é um programa de contratação de médicos. É um programa global de fortalecimento da atenção básica no país e, para isso, conta com três eixos: infraestrutura (requalificação das unidades básicas para que tenham a estrutura necessária para o atendimento); readequação e expansão da formação médica (revisão dos currículos das universidades visando focar na medicina preventiva e não curativa, além de ampliar e descentralizar a oferta de vagas em cursos de medicina, prioritariamente pela rede pública) e, finalmente, o provimento emergencial de médicos (ou seja, “contratação” de médicos).

Ponto 2 – Os médicos do programa, todos eles, saem, depois de dois anos, com um título de especialização. Assim sendo, o médico do PMM não tem vínculo empregatício, pois integra um programa de formação em serviço. Logo, não faz sentido falar em CLT.

Ponto 3 – Os médicos cubanos atuam, em sua maioria, em locais em que brasileiros não querem atuar. Quando as vagas do programa são abertas, os primeiros a ser chamados nos editais são os médicos brasileiros formados no Brasil (com CRM); depois, os chamados intercambistas individuais, médicos brasileiros formados no exterior (importante notar aqui que são médicos que não têm CRM. Logo, não passaram pelo revalida que o presidente eleito quer forçar os cubanos a passarem). Só em caso de não preenchimento das vagas anteriores é que os médicos cooperados (no caso, os cubanos) são convocados.

Ponto 4 – Os médicos estrangeiros chegam não apenas para ocupar vagas que os brasileiros não querem ocupar (o que também é verdade), mas porque a formação médica atual não consegue atender à demanda de médicos no país.

Ponto 5 – A formação cubana em saúde é referência no mundo. Durante o governo Obama até os EUA tinham desenvolvido parcerias na área. A ELAM, escola de medicina da ilha, forma profissionais do mundo inteiro, incluindo brasileiros. Ainda assim, quando chegam ao Brasil, os médicos passam por um período de acolhimento, no qual são capacitados sobre o funcionamento do SUS, temas de saúde e português. Ao final desse período ainda passam por uma prova de admissão final. Logo, a revalidação demandada é surreal.

Ponto 6 (e talvez um dos mais importantes) – Os termos da cooperação são pactuados entre a Organização Pan-Americana da Saúde e o Ministério da Saúde de Cuba. Ninguém é “escravo” ou “obrigado a trabalhar” no Brasil. Os médicos recrutados são, em sua maioria, profissionais que já tiveram atuação humanitária em diversos países do mundo (como a crise do ebola na África ou países centro-americanos. Cerca de 25 mil profissionais atuam fora do país atualmente.

16 de novembro de 2018

Lara Stahlberg é Mestre em Brasil em Perspectiva Global pelo King’s College London. Tema da dissertação: International cooperation and health policy: An analysis on the design and implementation of the Mais Médicos Programme in Brazil.



Médico cubano responde a Bolsonaro

Bolsonaro Diz:

“Atualmente, Cuba fica com a maior parte do salário dos médicos cubanos e restringe a liberdade desses profissionais e de seus familiares. Eles estão se retirando do Mais Médicos por não aceitarem rever esta situação absurda que viola direitos humanos. Lamentável!”, escreveu o presidente.

Eu respondo: Bolsonaro meu filho, quando o Sr diz que Cuba fica com meu salário eu só penso nas siguente questões:

1-Eu aceitei os términos de um contrato por livre y pessoal determinação.

2-Ciente de que com esse dinheiro minha mãe, irmãos, sobrinhos, primos, tios , vizinhos ,famílias todas tem garantido o cuidado de sua saude. Sem pagar nada .

3-Ciente que minha formação como médico e graças a criação de Universidades públicas em todo o território Nacional. Onde filhos de Pedreiros, Advogados, Fazendeiros, Faxineiras, empregados dos Correios, médicos , etc... compartilham a misma sala de aulas sem discriminação por sexo, cor, ideologia, ou riqueza. Isso Bolsonaro chama-se igualdade. Ciosa que Sr não conhece Porque não existe num país onde a corrupção e os privilégios políticos acabam com a riqueza do Brasil.

3-Eu tenho o coragem de trabalhar para o povo brasileiro ainda sem perceber esse salário que o Sr fala. Porque eu não trabalho só por uma questão economica. Eu trabalho porque gosto da minha profissão , por que jamais vou ficar rico a costas dos pobres. Porque jamais vou usar a política como médio de vida. Porque jamais vou enganar os pobres com falsas promessas. Porque jamais vou plantar o ódio e discriminação no coração de ninguém. Porque vou pensar bem as coisas antes de falar para não ter que fazer como você (pedir desculpas todos o dias pelas loucuras que fala)

4-Eu posso sim trazer alguém de minha familia. Não trouxe porque Sr Bolsonaro o pobre tem que ter prioridades na vida e para mim a prioridade e ajudar minha família mas que comprar um passagem aérea sabendo que em casa temos outras necessidades e prioridades.

5- Sei também que o Sr conta com o apoio de uma pequena parte de meus colegas que por motivaçãoes políticas e economicas acham melhor se enriquecer de dinheiro e não de amor, experiência, valores morais , patriotismo, dignidade. Porque eu posso não concordar com meu salário lá em Cuba. Eu posso até não concordar com o sistema político da cuba. Mas também não tenho porque difamar de meu país , eu vi isso também nos brasileiros pobres que é a maioria no brasil. Eles gostam de seu Brasil, daquele povinho onde eles nasceram, só que com certeza gostam que esse mesmo Brasil que eles tem no coração tenha igualdade, pobreza 0 , fome 0, discriminação 0, violência 0, corrupção 0, saúde e educação de qualidade. Mas ainda assim no Brasil imperfeito eles gostam de seu país .

6- O Sr diz que os cubanos "estão se retirando do Mais Médicos por não aceitarem rever esta situação absurda que viola direitos humanos. Não Bolsonaro, o que realmente viola os direitos humanos e privar aos pobres do Brasil do acesso a Saúde por não concordar com outras ideologias polícias. Porque o Sr quer mudar as regras sem perguntar aos beneficiários do programa se realmente os cubanos fazem o trabalho do jeito que tem que ser. Porque aqui no Brasil a gente tem preceptores Brasileiros, a gente está fazendo um curso em Medicina familiar , tudo baixo a supervisão de excelentes profissionais brasileiro. A gente não está lá em qualquer canto fazendo as coisas a capricho não. Agora vem você a dizer que nós estamos fantasiados de médicos. Aqui o único fantasiado é o Sr é todos os que apoian sua absurda visão da realidade. O Sr só está lutando pelos privilégios das minorias. Lamentável! Sim. Sr Bolsonaro o que resulta lamentável e ver como um cara sem conhecimentos de nada apenas só de armas consegue se eleguir presidente . E ainda assim mais lamentável ainda foi ver alguns pobres elegir você. Deus tome conta dos pobres. Deus tome conta do Brasil.

7-Quem estudou na época dos livros, quem estudou na época que as pesquisas eram feitas nos livros e não no Google ou na internet merece respeito.

Quem lutou pela vida e chorou pela morte de uma pessoa ou de uma criança merece respeito.

Quem foi lá onde para muitos e o Fim do mundo para cuidar dos doentes merece respeito.

Quem ficou longe da família para devolver o sorriso de um idosso ou uma criança merece respeito.

aie e para tirar o chapéu viu

Absurdo que 66 países no mundo estão se beneficiando de nossa labor e vem você a chamar de fantasiados. Pior ainda duvidar de que alguém queria ser atendido por cubanos.

Peço respeito pelos meus colegas.

Peço respeito a livre escolhia de meu povo.

Peço respeito para os pobres.

Peço respeito para a Medicina Pública.

Peço também o Sr estudar o que significa amor ao próximo.

O que significa Pátria.

O que significa dignidade.

O que significa diplomacia.

O que significa Medicina familiar.

O que significa igualdade

O que significa respeito de pensamento

O que significa ser o presidente dos brasileiros pobres também é não só dos ricos e poderosos.

Saúde é longa vida para O Sr. Você pode passar a História do Brasil como um bom presidente. Isso vai depender muito de você. A história vai lhe cobrar.

Deus abençoe você é seu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.