28 de nov de 2018

Bola nas costas em comercial da Perdigão


O filme fala sobre o Natal da família Silva. “Quando a nossa família ganhou um Chester Perdigão, o presente não foi só uma ceia bonita. Foi também o sentimento de ter um Natal especial, daqueles que a gente só imaginava. Agora essa sensação é real. Graças a você!”, diz uma mulher na propaganda. A família Silva é representada por sete atores negros — duas mulheres, um homem mais velho e cinco crianças ou adolescentes. No clipe, é da mulher o lugar da fala.

A peça publicitária, então, corta para a família Oliveira: “Por isso, aqui sempre tem Chester. Ele é generoso no sabor, no tamanho e comprando um, a Perdigão doa outro para uma família que precisa”, diz o ator. Neste novo núcleo os atores são majoritariamente brancos e é de um homem mais velho o discurso. Para muitos internautas, a representação das famílias do comercial foi racista. No entanto, há telespectadores que discordem.

Após a repercussão negativa do comercial, a Perdigão emitiu um comunicado se desculpando:
“A Perdigão lamenta que a campanha publicitária de Natal tenha ofendido qualquer um de nossos consumidores. Nunca foi essa a nossa intenção. Falar de generosidade é, para nós, uma forma de união e agradecimento a todos os nossos consumidores, que há três anos colaboram para o Natal de mais de 6 milhões de pessoas, independente de cor, gênero, raça ou religião. É nisso que acreditamos“.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.