1 de out de 2018

Daciolo, um meme bolsonarista


A mistura de indignação e desorientação do Cabo Daciolo chega a ser comovente! O cara sai do jejum do Monte das Oliveiras aqui no bairro de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, para falar de uma guerra grande que virá via Rússia e China, que a nação brasileira pode pesquisar no Google! E que ele foi escolhido para nos salvar.

Vocaliza o discurso antipolítica com todo coração e incompreensão! Mistura uns temas bolsonaristas, patriotismo, nacionalismo, evangelismo, o medo do comunismo e da conspiração da URSAL com Bolsa Família e defesa do SUS e das escolas públicas e ainda renovou o terno, e voltou nos trinques pela glória de Jesus!

O cara encarna a real perplexidade de um brasileiro que recebe um monte de discurso empolado, especialista, complexo e é difícil mesmo organizar, digerir, e sai isso ai: um vômito triunfal na nossa cara!

O Cabo Daciolo é isso ai: o resultado da memética, do que aprendeu no PSOL que é digno e bom, o que passa na TV e circula nas redes e no submundo das fake news do whatsapp, essa lavagem cerebral global dos discursos fundamentalistas (das igrejas, mas também dos economistas) que diz o que deveria ser "normal ou anormal", que arrotam dogmas e certezas, junta fragmentos de milhares de discursos que circulam!

Tem que parar tudo e estudar esse cara! Ele não é a exceção hoje no Brasil. Ele faz parte do mesmo fenômeno bolsonarista, com uma dose mais acentuada de delírio, mas nem tanto!.

Como ele "eu acredito em sinais"!!!!! Ele veio nesta eleição pra gente entender o que deu de tão errado na era da desinformação por excesso de informação descontextualizada. A gente ri, mas o Cabo é a conexão secreta entre as bolhas.

Ivana Bentes, Professora e pesquisadora da UFRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.