5 de out de 2018

Brasil cai no índice de democracia, e UOL diz que a culpa é da declaração de Dirceu


Há dois níveis de manipulação das notícias. O que emana da chamada imprensa oficial; e o que vem das redes sociais.

Do lado da mídia, o jogo consiste na manipulação das interpretações. Ou seja, analisar casos reais com critérios sem sentido. Algumas vezes por ignorância, outras para pagar o óbulo. Ou seja, se tenho que fazer alguma crítica a alguém que é contra o PT; para não me expor, faço outra similar ao PT.

Dia desses, o Elio Gaspari denunciou os pendores autoritários de Bolsonaro. Depois, o óbulo dos pendores autoritários do PT, embora relativizando. O exemplo dado foi do empresário agredido em uma manifestação petista, que precisou ser hospitalizado. O tal empresário, em momento de grande comoção – que precedeu a prisão de Lula – invadiu o evento provocando os manifestantes. Seria o mesmo que um sãopaulino invadindo uma manifestação da torcida do Corinthians berrando ofensas contra o time. Recebeu um safanão de um manifestante, se desequilibrou e caiu na rua. Esse incidente foi debitado à tendência autoritária do PT.

Tudo bem! Foi o pagamento para explicar que não se pode comparar a ameaça à democracia representada por Bolsonaro com o PT.

Agora a UOL, em matéria analisando os estudos do The Economist, sobre as ameaças à democracia no mundo, desenvolve as seguintes conclusões.


O gráfico publicado pela UOL não revela recuo de 2006 para hoje. Em 2014, o Brasil mantém a mesma nota 7,38 de 2006. O recuo se dá a partir de 2014, por razões óbvias: houve um golpe de Estado que apeou do poder uma presidente eleita. E, depois disso, operações penais que atropelaram todos os princípios de direito, sob o beneplácito do Supremo Tribunal Federal.

Finalmente, um STF que passou a desrespeitar a Constituição.

Mas onde a brava UOL foi identificar laivos de ameaça à democracia:

1. Na proposta de Constituinte por Fernando Haddad. Democracia, como se sabe, é o regime do povo pelo povo. A Constituinte proposta por Haddad seria definida por constituintes eleitos pelo povo. Ela é inconveniente por outros motivos, jamais por qualquer ameaça à democracia. Ameaça é o não cumprimento da Constituição pelo Supremo.

2. A declaração de José Dirceu de que o PT vai tomar o poder. Um ex-dirigente, condenado, sem poder exercer os direitos políticos e fora de qualquer atividade partidária.

3. A proposta de indulto a Lula pela presidente do PT Gleisi Hoffmann. Indulto presidencial é uma medida incluída na Constituição Federal. E não apenas na brasileira, como na americana. É desinformação completa relacioná-lo com ditaduras.

Se quiser responsabilizar o PT, se poderia falar de sua absoluta ignorância em relação ao uso das formas democráticas de poder, à maneira como se descuidou do STF e da Procuradoria Geral da República, ao fato de ter se lambuzado com o sistema de financiamento de campanha, adotando o mesmíssimo modelo de todos os demais partidos, ao fato de não ter aprofundado os sistemas de participação popular. Jamais a qualquer pendor autoritário.

Dizer que o índice de democracia no Brasil começou a cair a partir de 2006, apenas para incluir o governo Lula, é falsidade ideológica, à luz do gráfico analisado. As demais suposições podem ser questão de ignorância, que coloca o jornalismo no mesmo nível de interpretação das redes de WhatsApp.

Luís Nassif
No GGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.