7 de out de 2018

2º turno é oportunidade para eleitor refletir melhor

Despreparo de Bolsonaro não foi exposto na 1ª fase

https://www.blogdokennedy.com.br/2o-turno-e-oportunidade-para-eleitor-refletir-melhor/
Deputado medíocre e despreparado do ponto de vista administrativo para presidir o Brasil, o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, tem uma carreira política recheada de atitudes e declarações machistas, homofóbicas, autoritárias e de incentivo ao ódio e à violência. De modo geral, há inúmeras falas preconceituosas e antidemocráticas.

Diante desse cenário, a realização do segundo turno da eleição presidencial será uma importante oportunidade para o eleitor refletir com mais calma sobre qual destino o Brasil seguirá nos próximos quatro anos. Pesquisas do Datafolha e Ibope divulgadas ontem apontam que dificilmente haverá desfecho da corrida presidencial na primeira etapa.

O primeiro turno ocorreu num clima de agressividade alto e raro nos pleitos presidenciais desde a redemocratização - mais violento do que a disputa de 2014 entre Dilma Rousseff e Aécio Neves.

É bom para o eleitor ter tempo de comparar as duas propostas que chegarão à fase final. Na campanha, Bolsonaro não se submeteu ao contraditório como os demais candidatos. Com exceção da entrevista ao “Jornal da Nacional” e a ida a dois debates, ele fez campanha numa zona de conforto, sendo beneficiado por uma safra enorme de fake news nas redes sociais.

O economista Paulo Guedes, cotado para ser ministro da Fazenda numa eventual gestão do PSL, está calado há cerca de 15 dias por ordem de Bolsonaro.

Ao demonizar a classe política, a Lava Jato ajudou a quebrar a polarização entre PT e PSDB, abrindo espaço para Bolsonaro. Apesar do lado positivo de combate à corrupção, teve efeito negativo parecido com o das Operações Mãos Limpas na Itália, que resultou em Silvio Berlusconi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.