28 de set de 2018

O ponto é derrotar o fascismo, o golpe e os retrocessos.

A mídia corporativa decidiu bombardear o Bozo, o que significa que o andar de cima acredita ou que Alckmin pode subir ou que o PT lhe fará todas as concessões necessárias.

Muita gente, à esquerda, está agora se preocupando; afinal, para Haddad, o Bozo seria o adversário ideal no segundo turno. Vejo até quem julgue que a campanha do #EleNão é um "tiro no pé".

Talvez o Bozo seja mais fácil de ser vencido. Mas o ponto não é eleger Haddad (ou qualquer outro). O ponto é derrotar o fascismo, o golpe e os retrocessos.

Acho improvável, dado o adiantado da hora e as características do eleitorado dele, mas só vejo vantagens caso o Bozo fique fora do segundo turno.

Primeiro, porque é absolutamente necessário desinflar sua base social e fazer com que seu discurso perca força. É algo que vai muito além da votação em outubro, é um passo necessário para a gente reconstituir as condições da convivência democrática no nosso país. Torcer para que o fascismo ganhe musculatura, em nome de uma estratégia eleitoral de curto prazo, é, convenhamos, uma burrice fenomenal.

Depois, porque um embate Haddad versus Alckmin recolocaria o golpe e os retrocessos da era Temer como linhas divisórias fundamentais da nossa política. Suprimida a tentação de se apresentar como encarnação do centro gelatinoso, unificado apenas pelo horror ao Bozo, Haddad teria incentivos para se aproximar das posições mais firmes do campo popular.

Luis Felipe Miguel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.