25 de set de 2018

Ibope: Haddad abre 6 pontos sobre Bolsonaro no 2º turno e tem o dobro de Ciro no 1º

https://www.balaiodokotscho.com.br/2018/09/24/ibope-haddad-abre-6-pontos-sobre-bolsonaro-no-2o-turno-e-tem-o-dobro-de-ciro-no-1o/

Com os principais concorrentes estacionados nos mesmos números da semana passada, o novo Ibope desta segunda-feira mostrou apenas o crescimento de Fernando Haddad, que agora tem o dobro (22% a 11%) de votos de Ciro Gomes no primeiro turno, e bate Jair Bolsonaro por 6 pontos no segundo (43% a 37%).

Derrotado por todos os adversários nas projeções de segundo turno, Bolsonaro viu sua rejeição crescer mais quatro pontos, chegando agora a 46%, o que praticamente afasta qualquer possibilidade de vitória no segundo turno.

A rejeição a Haddad subiu apenas 1 ponto e está agora em 30%, o que lhe confere ampla vantagem sobre o capitão reformado no turno decisivo.

Desde a primeira pesquisa do Ibope, em 20 de agosto, Haddad saltou 18 pontos percentuais, de 4% para 22%, enquanto Bolsonaro subia de 20% para 28%.

Mantidas essas curvas, Haddad derrota Bolsonaro tanto no primeiro como no segundo turno e, pela primeira vez, aparece como o grande favorito desta eleição.

Pela cara melancólica dos comentaristas de TV quando foram anunciados os novos resultados do Ibope no começo da noite, esse cenário indica que não tem mais volta.

Mesmo condenado e preso há mais de cinco meses em Curitiba, Lula caminha para a quinta vitória consecutiva nas eleições presidenciais.

De nada adiantaram quatro anos de campanha da Lava Jato contra o PT, todas as noites na televisão, e o massacre midiático contra Lula.

Deu tudo errado para os golpistas.

Ficaram primeiro sem candidato competitivo e depois tiveram que adotar, já no desespero, o inacreditável capitão Bolsonaro.

Agora, viram Ciro, em quem também jogaram suas fichas, empacar no Ibope e ficar 11 pontos atrás de Haddad.

Como diz o Elio Gaspari, jogo jogado.

A vigorosa e valente campanha das mulheres contra Bolsonaro nas redes sociais começou a dar resultado e, pela primeira vez, tolheu seu crescimento, que era contínuo.

Desse perigo parece que estamos livres.

Só um fato novo sobrenatural, ou mais um golpe, nestas duas semanas que faltam para a eleição, podem impedir uma nova vitória do PT de Lula, agora com o nome de Haddad.

Vida que segue.

Ricardo Kotscho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.