26 de set de 2018

Ciro erra, de novo, em buscar desqualificar o PT


É impressionante a capacidade de Ciro Gomes em cometer erros de posicionamento eleitoral.

Ao dizer, no debate SBT/UOL/Folha que “se eu puder governar sem o PT, prefiro”, quer se valorizar para o antipetismo, não para os indecisos a quem, no final, disse querer pretender falar.

E buscar o antipetismo foi a tônica de todos os candidatos, o que é o mesmo que tentar beber numa tigela onde todos estão procurando por a boca.

Ou alguém acha que Ciro, eventualmente eleito, fosse montar uma base de governo progressista sem o PT, que deve sair das urnas com a maior ou uma dos maiores bancadas?

Ciro, que tinha aberta o posicionamento de uma força que fosse à frente e melhorasse o que é o PT, preferiu ir disputar os 30% do antipetismo, onde há um rei, Bolsonaro, e vários pretendentes (Alckmin, Marina, Dias…)

O resultado é que tomou um “toco” de Fernando Haddad, que não lhe fez ataques, ao mencionar que achava  engraçado que Ciro dissesse isso depois de ter lhe oferecido o lugar de vice, dizendo que formariam um “dream team”.

Não foi uma “tirada” de Haddad. Está lá, em entrevista do ex-governador cearense ao El País: Ciro Gomes: “Uma chapa com Haddad em 2018 seria o dream team”,

Haddad foi piedoso, porque poderia ter criado um problema para Ciro no Ceará – onde está seu melhor resultado eleitoral – pois lá o seu grupo político e o PT são aliados e companheiros faz tempo. Bastava perguntar que, se ele preferia, porque não recomendava a seu irmão, Cid, candidato a senador, romper a aliança com o governador Camilo Santana, do PT e com 69% nas pesquisas parareeleger-se.

Não fez, porque sabe que vai precisar de Ciro no 2° turno, para o qual, ao contrário de Ciro, tem uma estratégia e não apenas uma esperança.

Fernando Brito
No Tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.