8 de set de 2018

Bolsonaro já está eleito


É uma das teses correntes depois do atentado contra ele. Mas isso dizem os fãs e os filhos. Moderadamente, no entanto, a ideia central é que o candidato será beneficiado eleitoralmente pela facada em Juiz de Fora. Poderemos ter uma ideia já na segunda: o Datafolha fará uma pesquisa no mesmo dia, divulgada à noite.

No Datafolha de 21 de agosto o capitão reserva apareceu entre 19% e 22%. Se variar na margem será difícil dizer que foi beneficiado (todos os candidatos estão subindo, em geral, ganhando votos dos indecisos). O capitão vem nessa batida da casa dos 20% desde o ano passado. Se subir acima disso a associação com o atentado será imediata.

Vocês lembram da Cambridge Analytica? A empresa coletava um volume colossal de dados no mundo todo e se vendia como capaz de prever o comportamento dos consumidores, inclusive eleitoral. Ela fechou depois de um escândalo, mas existem outras similares por aí. Uma delas é a Crimson Hexagon, contratada por quem realmente tem dinheiro e poder no mundo, inclusive por agências governamentais americanas.

Eu recebi um relatório de uma fonte que tem acesso à ferramenta de análise. Ela me mandou o sentimento online (é assim que eles chamam) em relação a Bolsonaro antes e depois do atentado. E o sentimento negativo cresceu. Os posts em redes sociais, sobretudo no Twitter, foram muito mais de crítica ao capitão do que de apoio.

No dia 6 de setembro eu tuitei: “Uma das possíveis (e desejáveis de minha parte) consequências do atentado a Bolsonaro: os indecisos (que decidirão a eleição) se darem conta de que esse clima de barbárie levou ao esfaqueamento de um candidato, e que esse mesmo candidato é o principal agente do clima de barbárie.”

Mas é claro que é impossível saber o que vai acontecer. Essa eleição está o caos.

Leandro Demori
No The Intercept

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.