11 de ago de 2018

Noruega planeja tratar dependentes de droga com fornecimento gratuito de heroína

A Noruega tem uma das maiores taxas de mortalidade por overdose na Europa – 81 vítimas fatais por milhão de habitantes em 2015.


O governo norueguês anunciou um plano para fornecer heroína gratuita aos usuários de drogas mais dependentes, em uma tentativa de melhorar a saúde e condições de vida desses cidadãos e reduzir as altas taxas de overdoses fatais, noticia a agência AFP.

"Esperamos que isso forneça uma solução que proporcione uma melhor qualidade de vida a alguns dependentes de drogas que hoje estão fora de nosso alcance e a quem os atuais programas de reabilitação não ajudam em nada", afirmou o ministro norueguês da Saúde, Bent Hoie.

O projeto experimental envolvendo a prescrição de heroína gratuita aos dependentes deve ser lançado pelo Departamento Norueguês de Saúde e Assuntos Sociais até 2020.

Como a expectativa do número de dependentes abrangidos é de cerca de 400 pessoas, ainda não está claro como estas serão selecionadas e quanta droga será prescrita.

Muitos noruegueses não concordam com esse tipo de terapia, que já foi adotada ou testada na Dinamarca, Holanda e Suíça.

Defensores do plano apontam reiteradamente para as supostas melhorias na qualidade de vida dos dependentes, queda nas taxas de mortalidade por overdose e redução da criminalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.