2 de ago de 2018

As coligações do PT


Sobre a postura do PT a respeito das coligações locais não tenho dados para opinar. Estou indo atrás.

Convém, entretanto, lembrar algumas coisas:

1) O PT é um partido de massas e não de quadros. As peculiaridades locais o tornam forte no Brasil todo mas podem apresentar estes problemas de sentido de política nacional.

2) Lula nunca apoiou Eunício... Por favor não repita isto.

3) Quem pensa que a política nacional do PT é feita tomando, em qualquer momento, algum sentido sobre Ciro Gomes desconhece o PT e sobrevaloriza um candidato que não sai de 4-5% dos votos. Não cometam este erro.

4) Nem sempre agir com o fígado é o melhor caminho. Lembremos que Eduardo Cunha é um canalha e está preso, mas foi por causa dos votos de parlamentares "rebeldes" do PT que ele instaurou o impeachment. Havia conversa para que os parlamentares se abstivessem de votar na comissão de ética, em função da situação política daquele momento. Cunha seria preso de qualquer jeito, mais dia menos dia. O aceite dele da denúncia de impeachment, contudo, jogou o Brasil na maior crise econômica e política da sua história, destruiu a economia e objetivamente tem levado ao assassinato de um líder de esquerda por mês desde o golpe. Vendo tudo o que decorreu da decisão "proba" dos parlamentares em votar contra Cunha, naquele momento, eu não hesitaria em deixar Cunha. Ele que se explodisse, mas não levasse Dilma e o Brasil junto.

5) Há um sentido nas alianças locais e nas alianças nacionais e se você não consegue ver com clareza isto ou não sabe em detalhes o que envolve as alianças tome cuidado ao opinar. Tudo o que o PT e o país não precisa hoje é ter um enorme racha Na militância por conta de fofocas da mídia, artigos de "análises" de gente que não tem dados ou tem interesse em ver o circo pegar fogo.

6) Se você é militante e não está gostando "dos rumos" do partido, você é importante. Filie-se e vá dizer a sua opinião nas plenárias. Política se faz dentro do partido. Não deixe que sua indignação na busca de um partido melhor seja usada por aqueles que querem um PT pior.

Fernando Horta
No Esquerda Caviar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.