22 de ago de 2018

Ao contrário do que dizia o próprio Datafolha, prisão não enfraquece Lula, que cresceu 8 pontos desde abril


Em 5 de abril deste ano, baseada numa pesquisa Datafolha, o diário conservador paulistano decretava: “Prisão enfraquece Lula”.

Era puro wishful thinking. A base? No melhor cenário da pesquisa anterior, de janeiro, o ex-presidente aparecia com 37%. Já em abril, no melhor cenário, tinha 31%.

Não há indício de que a pesquisa tinha a intenção de fazer Lula desistir de registrar sua candidatura ou causar fratura interna no PT.

O fato é que, em 4 meses, o ex-presidente recuperou tudo o que supostamente tinha “perdido” no Datafolha e agora registra 39%, 20 pontos a mais que Jair Bolsonaro.

No cenário sem Lula, Fernando Haddad tem 4%, mas é conhecido por apenas 59% dos eleitores.

A Folha noticia que 48% dos entrevistados não votariam em um candidato indicado pelo ex-presidente, contra 49% que sim ou talvez.

Este número é menor que o de uma recente pesquisa Ibope, que falou em rejeição de 60% ao indicado por Lula.

O PT calcula que com 50% de transferência dos votos hoje garantidos pelo ex-presidente, Fernando Haddad alcançaria o segundo turno.

No cenário sem Lula, Marina Silva dobra seu percentual e está a seis pontos de Jair Bolsonaro (22% a 16%). Ciro Gomes salta de 5% para 10% e fica na terceira posição.

As primeiras peças de propaganda da campanha do PT trabalham literalmente com a fusão da imagem de Lula e Haddad, que está em campanha no Nordeste.


No Viomundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.