19 de ago de 2018

A mídia não deu: em 12 estados, Ibope aponta liderança de Lula em 10

Seis dias atrás, registrei aqui que o Ibope estava fazendo pesquisas de intenção de voto no plano estadual (governador e senadores) e também para presidente  em 12 estados e, em seguida, registrou pesquisas em praticamente todas as unidades da Federação.

Como todos devem estar acompanhando, os resultados estaduais foram divulgados.

Os presidenciais, ao menos até agora, não saíram nos jornais nem nas televisões que encomendaram e pagaram caro pelas pesquisas.

Mas estão na internet, e este o Tijolaço que não tem  milhares de reais para pagar por elas, faz questão de publicar o que consta dos relatórios do Ibope e a mídia resolveu ignorar.

No próximo post, comento os números:

Região Norte

Amapá0,348% do eleitorado nacional

Amazonas – 1,648% do eleitorado nacional

Tocantins – 0,706% do eleitorado nacional

Roraima – 0,225% do eleitorado nacional


Região Nordeste

Alagoas – 1,485% do eleitorado nacional

Ceará -4,307% do eleitorado nacional

Rio Grande do Norte – 1,611% do eleitorado nacional

Sergipe – 1,071% do eleitorado nacional


Região Centro Oeste

Goiás – 3,024% do eleitorado nacional

Região Sudeste

Espírito Santo – 1,870% do eleitorado nacional

Região Sul

Santa Catarina  – 3,442% do eleitorado nacional

Rio Grande do Sul – 5,672% do eleitorado nacional


Os dados de cada pesquisa – número de entrevistas, margens de erro e nota metodológicas esta na página de cada uma delas no site do Ibope, acessível aqui.

Fernando Brito
No Tijolaço



Lula dispara em todas as regiões e já tem 43% até no Rio Grande do Sul

O cientista político e autor do best-seller "A Cabeça do Brasileiro", Alberto Carlos Almeida faz uma análise sobre as pesquisas estaduais realizadas pelo Ibope entre 13 e 17 de agosto.

"Dão uma dimensão da força eleitoral de Lula", comenta Almeida, um dos maiores especialistas em voto no Brasil. Ele destaca os resultados no Rio Grande do Sul, onde Lula tem 43% das intenções de voto. "É a grande novidade quando comparado com eleições anteriores, talvez porque agora o PT seja oposição ao governo federal", comenta.

Almeida divulgou uma tabela com percentuais em votos válidos dos levantamentos estaduais do Ibope. Sergipe é o estado onde Lula tem maior aprovação (68%), enquanto a menor fica em Amapá e Espírito Santos, empatados com 40%.

Para se ter uma ideia da dimensão da força de Lula, o menor índice estadual de aprovação do petista (40%) é sete pontos mais alto do que o ápice de aprovação do segundo colocado nas pesquisas, Jair Bolsonaro: 33%, registrados no Espírito Santo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.