24 de jul de 2018

Satélite de Júpiter pod esconder provas de vida a centímetros de sua superfície


Mesmo nas áreas de radiação mais forte do satélite Europa, basta arranhar sua superfície para encontrar vestígios de vida alienígena, revela novo estudo científico.

Europa, um dos satélites de Júpiter, tem sido considerado pelos cientistas um dos lugares mais promissores do Sistema Solar no campo de busca de vida alienígena devido à existência de um oceano de água salgada e em estado líquido sob sua crosta gelada.

Um novo estudo realizado por especialistas da NASA confirma que se existirem, não seria tão difícil encontrar sinais de vida debaixo de sua superfície, mesmo se encontrados em condições de fortes radiações.

Um cientista da agência espacial norte-americana, Tom Nordheim, junto com sua equipe modelou em detalhes o ambiente de radiação do Europa. Ao mesmo tempo, eles realizaram experimentos laboratoriais para revelar o efeito que a radiação exerce sobre os aminoácidos, o que poderia fornecer uma possível prova de vida, relata o portal Space.com.

Os pesquisadores chegaram à conclusão de que, em lugares mais favoráveis do satélite, um rover espacial lançado da Terra teria que cavar apenas um centímetro do gelo para encontrar aminoácidos reconhecíveis, já em outros lugares a profundidade seria entre 10 e 20 centímetros.

"Inclusive nas áreas de radiação mais fortes do Europa, basta arranhar debaixo da superfície para encontrar material que não esteja muito modificado ou danificado pela radiação", comentou Nordheim ao jornal.

Os especialistas acreditam que isto seria uma boa notícia para uma possível missão espacial ao Europa. Depois de saber que a radiação não é um fator limitante para a existência desses potenciais aminoácidos, a sonda pode ser direcionada para as áreas do satélite com maior probabilidade de abrigar novos depósitos oceânicos, aponta o portal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.