20 de jul de 2018

Pesquisa XP/Ipespe: Lula tem 29% contra 20% de Bolsonaro


Segundo a pesquisa semanal do XP Investimento/Ipespe, divulgada no Infomoney, Lula segue líder isolado na pesquisa de intenção de voto, com 29%.  Bolsonaro tem 20%, Marina 8% e Ciro 7% (gráfico acima).

Num cenário sem Lula, mas com Haddad, Bolsonaro lidera com 23%. Marina cai 2 pontos em relação à semana anterior e fica com 12%. Ciro oscila 1 ponto para cima na semana, e chega em 10%.


Quando Haddad é apresentado explicitamente como “candidato apoiado por Lula”, ele sobe de 2% para 13% e fica em segundo lugar.



Para ter acesso à íntegra do relatório, clique aqui.

Analisando os dados estratificados, observa-se que Lula consegue distribuir os votos de maneira razoavelmente equilibrada, obtendo bons índices em todas as faixas de renda e em todas as regiões do país, mas com uma força muito grande no nordeste e entre os mais pobres.

Entre a classe E, que ganha menos de um salário, Lula tem 45% dos votos, contra 10% de Bolsonaro.

Na classe A, Lula tem 19%, o mesmo índice de Bolsonaro.

No Nordeste, Lula tem 48% dos votos, contra 10% de Bolsonaro. O ponto fraco de Lula é o Sul, onde ele tem 15%, contra 23% de Bolsonaro. No Sudeste, Lula tem 23%, contra os mesmos 23% de Bolsonaro.


Ciro tem uma base eleitoral de 7% a 10%, que parece ser independente da presença ou não do ex-presidente ou de algum de seus substitutos.

No cenário sem Lula, o pedetista lidera no Nordeste, com 19%, contra 14% de Bolsonaro e Marina.

Bolsonaro mostra disparidade bastante alta no quesito gênero, com 29% entre homens e 18% entre mulheres. Ele tem uma força concentrada também entre eleitores evangélicos, entre os quais ele tem 32%, contra 19% entre católicos.


Miguel do Rosário
No Cafezinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.