3 de jul de 2018

Funcionários da Globo já estão calados


Essas novas regras do Grupo Globo não foram feitas para calar a boca de seus funcionários, nas redes sociais.

Eles já estão calados, há muito tempo. No máximo, postam fotos divertidas de plantões, de aniversários em família ou, no limite, posam de isentões em temas sobre os quais podem dar opiniões genéricas e, invariavelmente, inúteis.

Façam o teste: escolham um perfil qualquer de um funcionário ou funcionária da Globo e visitem o Facebook dele ou dela. É uma viagem ao vazio. Nenhuma opinião sobre nada, nenhuma posição sobre nada. Nada.

Não se trata de ideologia, mas de sobrevivência.

Essa nova investida dos Marinho tem como objetivo conter os poucos que ainda vivem fora da Matrix, como o jornalista Chico Pinheiro. Não por acaso, a norma ganhou o apelido de "Lei Chico Pinheiro".

Desconfio, também, que essa norma será uma maneira de intimidar e atingir Bernardo Mello Franco, colunista de O Globo com raríssima independência editorial (e intelectual), inclusive nas redes sociais.

Aos cães de guarda da Globo, que ladram alegremente as vontades e desejos dos patrões, essas novas regras obviamente jamais serão aplicadas.

Leandro Fortes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.