22 de jun de 2018

Waldir, um brasileiro nacionalista





Nota do PT: Homenagem ao companheiro Waldir Pires


O Brasil perdeu hoje um de seus maiores homens públicos, o ex-governador e ex-ministro Waldir Pires.

Sua contribuição ao país está entrelaçada às lutas do povo brasileiro pela justiça social, pela democracia e pela soberania nacional, desde a juventude, quando liderou as campanhas dos estudantes contra o nazifascismo.

Fundador dos cursos jurídicos da Universidade de Brasília, foi consultor-geral da República no governo de João Goulart e enfrentou corajosamente o golpe de 64.

Exilado e perseguido pela ditadura, ousou retornar ao país para articular a resistência democrática. Em 1986, derrotou as oligarquias de seu estado, numa histórica eleição para o governo da Bahia pelo PMDB.

Coerente com sua história, mesmo antes de se filiar ao PT Waldir Pires participou de campanhas presidenciais de Lula até a vitória em 2002.

Indicado ministro da Controladoria-Geral da União, em 2003, iniciou a implantação do moderno sistema de controle e transparência dos gastos públicos, do qual o país dispõe hoje, e considerado um dos melhores do mundo. Este é, sem dúvida, um de seus maiores legados.

Já na casa dos 90 anos de idade, Waldir nos impressionava pela disposição de continuar lutando pelo país e pela democracia, o que demonstrou participando ativamente da campanha em defesa do presidente Lula contra a perseguição da Lava Jato.

Hoje é um dia de luto para a Bahia, para o Brasil, para a Democracia.

Guardaremos para sempre, mestre e companheiro Waldir Pires, sua história de lutas, seu exemplo de coerência, dignidade e amor ao povo brasileiro.

Gleisi Hoffmann
Presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.