20 de jun de 2018

O capitalismo entreguista neoliberal selvagem brasileiro está dando certo?


HISENSE. Vocês já devem ter visto essa marca nas placas de propaganda nos estádios da Copa. Esta é uma empresa estatal chinesa fabricante de eletrônicos e eletrodomésticos, de celulares a TVs 4K, passando por geladeiras, fogões e ar condicionado. Se pesquisarem poderão constatar que são produtos de excelente qualidade. Isso mostra que uma estatal pode ser competitiva.

A Petrobras por exemplo é uma das petrolíferas mais premiadas quando se trata de exploração de águas profundas. A tecnologia para explorar o pré-sal é nossa, foi desenvolvida pela Petrobras através de seu competente corpo técnico e bilhões em investimentos bancados pelo governo. O Brasil poderia ter estatais de telefonia se tivesse investido nelas como investiu na Petrobras. Mas tudo foi sucateado visando a entrega das empresas e do mercado interno aos interesses estrangeiros, com suas empresas e fornecedores próprios, levando ao desmonte da indústria nacional.

A China deveria ser um modelo para o Brasil se desenvolver. Infelizmente esse nunca foi o objetivo das elites brasileiras ao longo da história. A Petrobras está sendo sucateada, o pré-sal entregue, navios e plataformas feitos no exterior. Nos anos 70 o PIB do Brasil era muito maior que o da China, assim como a renda per capita. Hoje a China supera o Brasil com folga nesses dois indicadores, mesmo com mais de 1 bilhão de habitantes. 

A China está comprando diversas empresas brasileiras e também áreas do pré sal. Então eu pergunto: o capitalismo entreguista neoliberal selvagem brasileiro está dando certo? Ou é a política desenvolvimentista nacionalista socialista chinesa que está?

Cris Penha
No Esquerda Caviar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.