24 de jun de 2018

Laura Carvalho denuncia fake news do UOL


A economista e professora da USP Laura Carvalho negou pelo Twitter que tenha feito declaração atribuída a ela em um título do UOL na publicação de uma entrevista sua ao portal: "Dilma tirou dos pobres para dar aos ricos da Fiesp, diz economista em livro".

"Eu nunca disse que tirou dos pobres para dar aos ricos. Eu disse que as desonerações acabaram se tornando transferência de renda para rico. A própria Dilma já falou isso, aliás", rebateu Laura neste domingo 24.

A declaração do título também não é feita na entrevista. A resposta da economista sobre o assunto é a seguinte, segundo o próprio UOL: "O problema não são os setores, mas as desonerações como política pública. É uma política conservadora, que não está associada à esquerda em nenhum lugar do mundo. O que eu questiono é esse modelo herdado do desenvolvimentismo dos anos 1970, que não entendeu que esse tipo de instrumento não tem os efeitos prometidos e só promove a transferência de renda para rico".

Resta saber se as agências que se propõem a checar a veracidade dos fatos na imprensa, mas são ligadas a grandes veículos de comunicação, como a Lupa, que é hospedada no site da Piauí/Folha/UOL, colocarão selos de "verdadeiro" ou "falso" sobre a entrevista e avisarão o Facebook, que as contratou, para alertar que o portal tem disseminado conteúdo falso aos leitores, como fizeram com a mídia independente (aqui e aqui).

No 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.