22 de mai de 2018

Olha mais um golpe


Calma, vamos com calma que o ocorrido é MUITO IMPORTANTE.

Historinha

Fundo Soberano foi criado pela lei 11.887 de 24 de dezembro de 2008 após o início da prospecção do pré sal. Como toda lei, foi proposta, discutida, votada no Congresso em várias rodadas, aprovada e sancionada. O Fundo Soberano do Brasil (FSB) é um fundo vinculado ao Ministério da Fazenda com os seguintes objetivos:

• Mitigar os efeitos dos ciclos econômicos;
• Formar poupança pública;
• Promover investimentos em ativos no Brasil e no exterior; e

MAS CANETA, PRA ONDE VAI O DINHEIRO? NÃO TÃO ROUBANDO A GENTE?

Com relação à transparência, o FSB foi avaliado pelo Sovereign Wealth Fund Institute (SWFI), sendo reconhecido como um fundo soberano de elevado nível de transparência, recebendo nove pontos dentre dez possíveis. Dá pra ver no site dos caras e no site do Ministério da Fazenda procure por "relatórios de monitoramento".

E COMO ISSO É IMPORTANTE?

A medida transfere recursos que seriam utilizados para investimentos em áreas de interesse público e combater os efeitos dos ciclos econômicos para o sistema financeiro é entregar literalmente o dinheiro que é pra salvar a família quando as contas apertam. Se temos uma situação atípica (tipo a crise que estamos vivendo), não tem fundo para ajudar a segurar.

Fundo Soberano é coisa de país de PRIMEIRO MUNDO. Todos os grandes países tem, e o Brasil deu um salto em criar um nos anos 2000. Inclusive, quando a Grécia quebrou por conta da crise europeia, se ela tivesse um bom Fundo Soberano, teria uma saída.

Enquanto, por exemplo, a Noruega anuncia que vai usar seu fundo Soberano para garantir a aposentadoria das gerações futuras, o Brasil avisa que vai acabar com o fundo Soberano e ainda insiste na reforma da Previdência.

E AI?

E ai, amigos, que Michel Temer não deu nem uma chance de discussão sobre o assunto. Tivemos que colocar toda essa história acima, pois temos certeza que 99% das pessoas nem faz ideia da existência e importância do Fundo Soberano. Ao invés de votar ou pelo menos debater algo tão grandioso como extinguir o FSB, ele fez uma manobra via Medida Provisória para mudar a lei e mandou a assessoria lançar uma nota.

Os jornais tem sua parcela de cúmplices. Colocam um assunto complexo como esse em seção de política com dados, números, gráficos que só quem é do ramo financeiro vai entender. A sociedade nem terá a possibilidade de debater.

Golpe no Fundo Soberano Brasileiro.

Esperamos manifestações de parlamentares patriotas.

No Caneta Desmanipuladora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.