5 de mai de 2018

Globo diz que não tem negros em novela “baiana” porque Taís Araújo estava ocupada

Tem até um loiro de dreads na novela.
Criticada nas redes sociais por não escalar negros para uma novela ambientada na Bahia, estado onde, segundo o IBGE, há uma população de quase 80% de pretos e pardos, a Globo resolveu jogar a “culpa” sobre as atrizes negras Taís Araújo e Camila Pitanga. Em nota oficial divulgada pelo jornalista Maurício Stycer, do UOL, a emissora diz: “na época da escalação de Segundo Sol discutiram-se nomes como o de Taís Araújo, que não poderia pois está em Mister Brau, e de Camila Pitanga, que não se sente pronta para voltar às novelas, depois do acidente que causou a morte de Domingos Montagner no final de Velho Chico”. Ou seja, a culpa é do negro por não ter negro na novela.

A Globo, cujo diretor-geral de jornalismo Ali Kamel publicou em livro que “não existe” racismo no Brasil, também prometeu “evoluir”. “Foi colocado que, de fato, ainda temos uma representatividade menor do que gostaríamos e vamos trabalhar para evoluir com essa questão”, disse, sobre reunião do elenco da novela cobrando um posicionamento da emissora noticiada pelo colunista Leo Dias, do jornal O Dia, e a princípio negada pela emissora.
Questionada, a Globo primeiro respondeu que “não pauta suas obras pela cor da pele”. Nem pela realidade, a exemplo do “jornalismo” que pratica
Segundo Sol, que estreia no próximo dia 14 de maio, é estrelada pelos atores brancos Vladimir Brichta, Giovanna Antonelli e Adriana Esteves. Entre os 26 atores da trama, apenas três são negros. Questionada por Stycer em outra postagem, a Globo havia respondido que “não pauta suas obras pela cor da pele”. Nem pela realidade, a exemplo do “jornalismo” que pratica.

Um vídeo da página Salvador sua linda, você está barril está viralizando nas redes ao ironizar a novela escandinava da Globo passada na Bahia. Assista:



No Socialista Morena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.