20 de abr de 2018

Paulo Sérgio Pinheiro: Senado tem que fazer uma sanção contra a estupidez de Anta Amélia


"Eu acho que no Brasil nunca se deve subestimar a estupidez reinante", disse o professor, ex-secretário de Direitos Humanos do governo FHC, em entrevista à TV 247; "A Al Jazeera, senadora Anta Amélia, é financiada pelo Emir do Catar, uma monarquia do golpe. Ela tem um canal inglês, tem uma redação nos Estados Unidos, com norte-americanos e ingleses", explicou; "O Senado brasileiro tem que fazer uma sanção contra a sua estupidez", completou ainda; assista:




Uma resposta a Ana Amélia


Depois de envergonhar o povo gaúcho celebrando o uso de relhos por fascistas, a senadora Ana Amélia (PP), agora, envergonha a profissão de jornalista ao associar a rede Al Jazeera ao terrorismo.

Ao fazer isso, Ana Amélia demonstra seu péssimo nível de informação o que, convenhamos, é extremamente desabonador para quem, como ela, está senadora, mas se apresenta como uma profissional de imprensa.

Talvez Ana Amélia não saiba, porque a paz não é o seu campo, mas o Prêmio Nobel da Paz de 2016, o colombiano Juan Manuel Santos, já concedeu entrevista à Al Jazeera.

Talvez Ana Amélia não se lembre, porque não lhe convém, que Fernando Henrique Cardoso foi moído por jornalista da Al Jazeera durante uma entrevista.

Talvez Ana Amélia não saiba, porque está mais para Trump do que para Obama, mas o ex-presidente americano, e também Prêmio Nobel da Paz, é expectador assíduo da Al Jazeera.

Talvez Ana Amélia não se lembre, porque sempre esteve mais para a censura do que para a resistência, mas a Al Jazeera recebeu, em 2003, uma homenagem do grupo britânico Index on Censorship (Índice de Censura) por sua independência numa região onde maior parte da mídia é controlada pelo Estado.

Talvez Ana Amélia não saiba, porque prefere veículos parciais, que o prêmio britânico foi concedido à Al Jazeera quando, “a mesma qualidade [de informação da emissora], irritou governos árabes e os Estados Unidos” (palavras da agência Reuters).

Mas se Ana Amélia não sabe, vamos informá-la: a Al Jazeera atinge 35 milhões de domicílios árabes; e, desde sempre, sofre tentativas silenciamento por parte de governos truculentos e antidemocráticos que fazem as mesmas acusações da senadora à emissora do Catar.

Ah, e talvez seja importante, ainda, dizer à senadora Ana Amélia que a Federação Internacional de Jornalistas condena veementemente as tentativas desses governos.

Por fim, talvez Ana Amélia não saiba, porque deve considerar a ONU “coisa de comunista” como os seus aliados no Congresso, que a Organização das Nações Unidas considera “inaceitáveis” as tentativas de silenciar a Al Jazeera, classificando-as como “ataques à liberdade de imprensa e à liberdade da informação”.

Agora, pensando melhor, acho que a senadora Ana Amélia também não sabe o que é liberdade de imprensa e de informação.

João Maneco, especial para o Viomundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.