14 de abr de 2018

Não existe debate no PT sobre apoio a Ciro ou a Joaquim Barbosa

https://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2018/04/13/o-pt-nao-debate-apoio-ciro-e-nem-joaquim-barbosa-neste-momento/

A temporada de especulações políticas avançou algumas casas com a prisão de Lula no último domingo. O que não falta é analista político ou repórter fazendo suposições sobre decisões futuras do PT. Nesta linha, o jornal O Valor de hoje traz uma matéria afirmando que a direção do PT já discute o apoio ou  a Ciro Gomes ou a Joaquim Barbosa. Não é verdade. Ao contrário, é praticamente unânime no partido a avaliação de que com Lula ou sem ele, o PT deve ter candidato próprio.

Mais do que isso, os petistas acham que conseguem levar o seu candidato ao segundo turno. Mas no momento não estão debatendo pouco o assunto porque entendem que isso enfraqueceria a resistência necessária para tirar Lula da prisão.

O relógio das eleições, no entanto, avança. E todos sabem disso. Por isso a discussão acerca de um novo nome deve se iniciar apenas no momento que as ADCs 43 e 44 forem julgadas pelo STF. Se a prisão em 2ª instância cair, vão insistir com Lula. Caso não, se iniciará o debate acerca de outro nome.

Lula não deixou nenhum rastro acerca de quem seria este candidato, por isso as dúvidas são muitas. E se ele pensa em oferecer apoio a Ciro ou a alguém de fora do PT, não debateu isso com ninguém com quem este blogueiro conversou nos últimos meses.

É até possível que ele considere esta hipótese, mas o fato objetivo é que terá trabalho para convencer a direção do PT de uma operação dessas. Ou seja, se o movimento de apoio a um candidato de outra legenda vier a ocorrer ele será estimulado por Lula. Não virá pela iniciativa da direção do partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.