17 de abr de 2018

A massacrante presença eleitoral de Lula, segundo o Datafolha


As tabelas acima foram extraídas do PDF da última pesquisa do Datafolha, convertido para planilha e transformadas em tabelas e gráficos, para facilitar a leitura.

Com Lula no páreo, os dados nacionais são os seguintes:


Sem Lula, seus votos ficariam distribuídos assim:


Os maiores ganhos seriam de Marina Silva (5 pontos) e Ciro Gomes (4 pontos). Mas a maior transferência seria para Branco-Nulo-Nenhum, que saltaria de 14% para 23%.

O voto de acordo com o gênero

Lula tem percentual de votos maior entre as mulheres do que entre os homens. Mas a polarização é entre o machismo de Bolsonaro e a representante feminina Marina. Aí se manifesta nitidamente o fator gênero, principalmente quando Lula sai de cena.



Os votos de acordo com a idade



Visto assim, o leitor pode ser levado a acreditar que Lula perde nas faixas de idade mais elevada. Engano! Apenas diminui o percentual de votos. Mas, ainda assim, está bem à frente dos demais em qualquer faixa.

Os candidatos e a faixa etária

Os votos e as divisões por classe

É aqui que se observa, de forma nítida, o ponto de divisão, a distribuição dos votos por classe de renda e de instrução. Nas faixas de maior instrução Bolsonaro chega a passar Lula

Candidatos por nivel de instruçao

E a vantagem de Bolsonaro torna-se mais nítida ainda nas faixas de maior renda.

Candidatos por nível de renda Mais 2 (PTI

No ítem “cor da pele”, cola em Lula na faixa da pele branca. Em todas as demais, os negros e as minorias, a vantagem de Lula é expressiva.

Por cor da pele 25 Jair

Os votos por região

Sem novidade: Lula estoura no norte e nordeste, vence apertado no sudeste e no sul e perde no centro-oeste.

A eleição presidencial em São Paulo

Aqui, a grande surpresa: o governador paulista Geraldo Alckmin ficaria em humilhante quinto lugar, com 5% na capital e 6% no interior, atrás de Lula, Bolsonaro, Marina e Joaquim Barbosa.

A eleição em São Paulo

Os votos por preferência partidária

Aqui, a pesquisa perguntou qual o partido com que o entrevistado simpatiza, e em que ele irá votar para presidente.

Aqui, outra má surpresa para o PSDB: Bolsonaro fica com 23 pontos entre os tucanos, apenas 2 abaixo de Alckmin.

Curiosamente, Bolsonaro fica com 14 pontos entre os simpatizantes do PSOL e supera Lula entre os que se dizem simpatizantes do PDT.


Luís Nassif
No GGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.