11 de mar de 2018

Cientistas encontram gelo 'extraterrestre' dentro de diamante

Um grupo de cientistas da Universidade de Nevada, EUA, encontraram um diamante único, que contém uma forma de gelo superdensa conhecida como gelo VII.


A forma superdensa de gelo habitualmente tem origem extraterrestre. As moléculas desta substância, diferentemente do gelo comum (gelo I), tem forma cúbica. Na Terra tais estruturas são criadas em laboratórios.

Segundo a revista Science, os cientistas encontraram casualmente o gelo em amostras extraídas do manto da Terra. Ao usar raios-X para analisar inclusões de dióxido de carbono, os cientistas descobriram o verdadeiro gelo VII. Este fenômeno é registrado pela primeira vez em condições completamente naturais da Terra.

Recentemente na Rússia foram encontrados dois diamantes grandes com massa de 97,92 e 85,62 quilates. Pedras de tal tamanho são consideradas muito raras.

No Sputnik

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.