22 de fev de 2018

STF recebe denúncia contra deputado golpista do PR Luiz Nishimori

Parlamentar é acusado de peculato e lavagem de dinheiro.




A 1ª do STF recebeu denúncia contra o deputado Federal Luiz Nishimori por peculato em continuidade delitiva (art. 312 do CP) e lavagem de dinheiro (art. 1 da lei 9.613/98). A decisão se deu nesta terça-feira, 20, por unanimidade, de acordo com voto do relator, ministro Alexandre de Moraes.

O parlamentar é acusado de, na qualidade de deputado estadual do PR, ter subtraído valores da Assembleia Legislativa do Paraná mediante a contratação de servidores fantasmas, ocultando os salários recebidos por estes funcionários em proveito próprio.

O ministro Moraes destacou que a denúncia aponta diversas provas de um esquema de contratação de nove funcionários fantasmas, narrando, a partir daí, a abertura de conta em nome desses funcionários para depósito dos salários e, em sequência, a retirada do dinheiro e valores depositados na conta do denunciado, “que até o momento não explicou a origem desse dinheiro.”

Para o ministro, as provas neste momento bastam para recebimento de denúncia. ”Há em relação em cada um dos funcionários fantasmas há a comprovação desse Iter criminis.”

Processo: Inq 3508

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.