4 de fev de 2018

fAlha de S.Paulo cria onda de “fake news” sobre “fuga” de Lula


A Folha de São Paulo deste domingo divulgou texto do seu colunista Elio Gaspari que insinua que o ex-presidente Lula pretenderia fugir da Justiça brasileira pedindo asilo a uma embaixada ideologicamente simpática ao ex-presidente e a seu partido.

A coluna de Gaspari contém riqueza de detalhes desse plano de fuga imaginário, oriundo de nova tentativa da mídia antipetista de usar notícias falsas para provocar a prisão antecipada de Lula.

Diz Elio Gaspari

“(…) Lula vai preso? Quando? Existe uma outra possibilidade. Diante da prisão inevitável e próxima, Lula entra numa embaixada latino-americana, declara-se perseguido político e pede asilo diplomático. Não há nenhuma indicação de que ele pretenda fazer isso, mas a realidade ensina que esse caminho existe.

Pelo andar da carruagem, Lula será preso para cumprir a pena que lhe foi imposta pelo TRF-4. Está condenado a 12 anos de cadeia, e dois outros processos poderão render novas penas. Aos 72 anos, ralará alguns anos anos em regime fechado até sair para o semiaberto.

Como é melhor chorar no exterior do que rir na carceragem de Curitiba. Lula sabe que dispõe do caminho do asilo diplomático. Considerando-se perseguido político, conseguiria essa proteção em pelo menos duas embaixadas, a da Bolívia e a do Equador. Pedir proteção aos cubanos ou aos venezuelanos só serviria para queimar seu filme.

Para deixar o Brasil, Lula precisaria de um salvo-conduto do governo de Michel Temer. Bastariam algumas semanas de espera, esfriando o noticiário, e ele voaria. Uma vez instalado no país que lhe deu asilo, ele poderia viajar pelo mundo (…)”

Como não existe nenhuma base na notícia, tratando-se, puramente, de elucubração do autor, o que se pode depreender é que a mídia antipetista busca acelerar a prisão do ex-presidente, já que, em caso de pedido de asilo, apreender seu passaporte não funcionária.

Com base nessa especulação, o site O Antagonista, ligado à Lava Jato, tratou de inventar uma história para corroborar a invenção de Gaspari.


Analise essa história: Lula avisou Michel Temer de que pretende fugir da lei. Disse isso a seu inimigo figadal, protagonista do golpe que derrubou Dilma Rousseff e que desfruta de forte apoio da mídia por conta de sua agenda de retirar direitos trabalhistas.


O Judiciário tirou o passaporte de Lula com base em fake news divulgada por Veja e Estadão que afirmava que o ex-presidente inventara evento da ONU na Etiópia para fugir do país.


O site Poder 360 denunciou que a notícia era falsa e que o evento existia e um dos poucos tribunais independentes do país devolveu o passaporte ao presidente

Agora, outra invenção da mídia antipetista, partindo do princípio de que quando essa mídia assovia, o Judiciário pula e sai correndo para fazer o que ela manda. O Judiciário brasileiro envergonha o Brasil diante do mundo.

Edu Guimarães
No Blog da Cidadania

Um comentário:

  1. Pessoal, juntando toda excrecência "animal/material", mais, a "fétida melenarréiaca" substância verbal/oral/impressa do lamentável e desprezível "Anta Agoniza", "merdas fora... BOSTA!"...
    ps:- (não vai passar; eu sei... mas, que merecia... merecia.)

    ResponderExcluir

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.