19 de fev de 2018

É grave suspeita de censura à Paraíso do Tuiuti

http://www.blogdokennedy.com.br/e-grave-suspeita-de-censura-a-paraiso-do-tuiuti/
Começou mal intervenção federal no Rio

Se o governo queria diminuir a repercussão da sátira ao presidente da República, errou feio ao supostamente pressionar a Paraíso do Tuiuti a retirar a faixa presidencial do “Vampirão Neoliberalista” no desfile das campeãs do Carnaval carioca

É um episódio grave. Trata-se de censura, se estiver correta a versão de que um ministro teve a ideia de jerico de pressionar a escola. Se for um episódio de autocensura, porque a Presidência nega pressão sobre a Paraíso do Tuiuti, também é grave.

As escolas de samba não devem temer apenas o governador ou o prefeito do Rio. De agora em diante, deverão pisar em ovos para não melindrar o governo federal e as Forças Armadas.

O “Vampirão Neoliberalista” é uma sátira política legítima. Expressou opinião de parcela da sociedade. A escola tem o direito de criticar o presidente da República, de condenar a reforma trabalhista e de achar que manifestoches tiveram papel fundamental num golpe parlamentar contra a então presidente Dilma. Uma outra parcela da sociedade tem o direito de discordar.

Quando ocorre uma censura ao livre debate de ideias, vemos cenas parecidas com aquelas da ditadura militar de 1964. É uma ironia que um governo do PMDB, tanto no nível federal quanto no estadual, esteja no centro de um episódio de censura. Esse caso mostra que começou mal a intervenção federal no Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.