19 de jan de 2018

O erro dos Marinhos com a Net


Na grande crise da NET, no início dos anos 2.000, um dia baixa no Banco do Brasil o primogênito de Roberto Marinho, João Roberto Marinho. A NET tinha sido vítima dos cabeças de planilhas. Contrataram jovens financistas de mercado, que montaram um PowerPoint com projeções de venda, apontando para um cenário de 6 milhões de assinantes em pouco tempo. Com base na planilha, colocaram bonds no exterior.

A estrutura foi montada para tanto, mas não conseguiram passar de 1,5 milhão, pois o ponto de equilíbrio foi calculado em 3,5 milhões.

A Globo contratou então o ex-presidente da Petrobras, Philippe Reichstull para tentar colocar a NET em pé.

Foi uma conversa complicada, com Fernando Henrique Cardoso telefonando várias vezes para a diretoria, pressionando por uma solução. Mas o efeito Lula havia provocado uma disparada no dólar, deixando a empresa pela hora da morte.

Nas conversas com o BB, João Roberto fez o desabafo definitivo:

- Nosso maior erro foi ter feito endividamento em dólares. Nós não temos a menor condição de pressionar Margareth Thatcher e Bush.

No caso da CBF e da compra dos direitos da Copa Brasil, fizeram tudo direito: copa brasileira, dirigentes brasileiras, corrupção brasileira, Ministério Público brasileiro, Judiciário brasileiro. Como iam prever que a sociedade de Ricardo Teixeira com um espanhol, e a circulação da propina em dólares, traria para o jogo o MP espanhol, o suiço e o FBI? São as agruras desses tempos de globalização.

Luís Nassif
No GGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.