22 de jan de 2018

O diabo está nos detalhes: a foto manipulada de Lula publicada no Estadão em matéria do julgamento


Ah, a imprensa brasileira.

O Estadão publicou uma foto de Lula para ilustrar sua cobertura ao vivo do julgamento do caso do triplex em Porto Alegre.

Na imagem, o ex-presidente aparece com a mão direita na testa, taciturno, pesaroso, sobre um fundo negro.

Trata-se de um flagrante do ato de artistas e intelectuais em apoio a Lula numa casa de espetáculos no Leblon, no Rio de Janeiro.

Uma outra fotógrafa, Louise Botkay, fez o registro da cena de ângulo diverso — e, nele, Lula aparece rindo, bem como alguns dos convidados no palco. A jaqueta foi presente de Evo Morales, presidente da Bolívia.

O fundo preto do Estadão, que ajuda no tom trágico, também é resultado de manipulação. Provavelmente photoshop ou algum outro programa similar.

Eliminaram as pessoas em segundo plano. Se elas estivessem chorando, preocupadas ou cortando os pulsos, isso não seria necessário.

O diabo está nos detalhes.

Veja os dois retratos abaixo:

Lula Leblon


FOTO: Mauro Pimentel (AFP)

Abaixo, a sequencia completa de Louise:


Kiko Nogueira
No DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.