21 de jan de 2018

No NY Times: ‘leão de esquerda’ e provocador disputam a Presidência


Da edição do The New York Times, com a clareza com que a imprensa brasileira não quer ver, sobretudo para que não se entenda o salto no abismo que pode se fazer daqui a três dias.

“A disputa para substituir o presidente Michel Temer em outubro está se transformando em um assunto turbulento e amargo, com os eleitores brasileiros confrontados com escolhas claramente diferentes.

Os dois principais candidatos estão em lados opostos do espectro político, e ambos trazem uma polêmica bagagem política para a corrida.

Ela é liderada por Luiz Inácio Lula da Silva , uma figura transformadora da esquerda da América Latina que governou de 2003 a 2011, está tentando retornar para um terceiro mandato, o que representaria um retorno dramático para o seu Partido dos Trabalhadores após o impeachment de 2016 da Presidente Dilma Rousseff.

O  principal problema do Sr. Silva: nos próximos dias, um tribunal de apelação pode torná-lo inelegível para concorrer ao cargo, defendendo uma condenação a uma pena de prisão de quase 10 anos por corrupção e lavagem de dinheiro que foi proferida em julho.

Bem atrás dele, em segundo lugar, o deputado Jair Bolsonaro, um deputado de extrema direita com uma longa história de críticas incendiárias e grosseiras, menosprezo a mulheres, negros e gays.

A ascensão do Sr. Bolsonaro atordoou os brasileiros, alguns dos quais o consideram como um sintoma de quão está aflita  a quarta maior democracia do mundo. Uma base de fervorosos apoiadores, no entanto, vê o impetuoso ex-oficial militar, como a solução radical necessária para virar a sorte de uma nação incomodada pelo aumento da violência, uma epidemia de enxerto e uma recuperação desigual de uma recessão econômica prolongada.”

O Brasil mudou mesmo com a Lava Jato, não é?

Fernando Brito
No Tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.