14 de jan de 2018

Eu quero meu país de volta!


No século XIX, Oliveira Vianna, Silvio Romero, Nina Rodrigues, Euclides da Cunha, todos "intelectuais", alguns médicos, escritores, parlamentares e etc. defendiam um Brasil "diferente". Todos "homens de bem", argumentavam que a sociedade era e deveria ser desigual, baseados numa leitura de Darwin e de sua teoria da evolução. Defendiam o branqueamento da população brasileira e como caminho de desenvolvimento o uso das nossas "vantagens naturais". Afinal, o Brasil seria o "celeiro do mundo". 

Industrialização para quê?

O sonho deles se materializa no século XXI. O Brasil vive um momento de extremo preconceito racial, acredita que quem é pobre é "vagabundo", porque, afinal "é só levantar e trabalhar", e vive o maior processo de desindustrialização do planeta.

Este é o resultado do "eu quero meu país de volta". Racistas e ignorantes do século XXI materializando o sonho de racistas ricos e cultos do século XIX.

Fernando Horta
No Esquerda Caviar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.