28 de jan de 2018

Aos que continuam na luta

A mobilização e a luta democrática nas ruas, nas praças, no campo e nos parlamentos deve continuar. 
Foto: Guilherme Santos/Sul21
Desculpem-me os Senhores Desembargadores do TRF da 4ª Região que condenaram o ex-presidente Lula com argumentos que não me convenceram da culpabilidade do “acusado” e apequenaram sua nobre tarefa acoplando-a à concepção de uma parcela da sociedade brasileira que sempre o desprezou e o estigmatizou por ser um retirante nordestino, sem título de doutor, que chegou à Presidência da República.

Dirão que sou suspeito por emitir essa opinião pois sou do PT e amigo dele. Orgulho-me de ser do PT e continuar nele, um partido do socialismo democrático que não nasceu dos gabinetes executivos ou legislativos, nem de cima para baixo e que deve se corrigir e se aperfeiçoar; também, prezo a amizade que tenho com o Lula desde antes da fundação do PT porque nunca o vi bajulando os poderosos ou participando de falcatruas e, também, me orgulho que essa minha opinião seja compartilhada por milhões de pessoas, não só do PT ou de partido algum, entre elas juristas e calejados estudiosos do Direito no Brasil e em diversos países do globo.

Por isso digo, serena e firmemente, que devemos continuar a pensar o Brasil na perspectiva de o povo ser sujeito e não objeto da Política para que esta seja transformadora e o Estado brasileiro, sob controle público e não privado, passe a funcionar bem e melhor não para alguns mas para a maioria da população.

Para que esse sonho seja concretizado é necessário ampliar e não diminuir o protagonismo do povo; é preciso resgatar a democracia golpeada em agosto de 2016, qualificá-la de tal forma que não mais possa ser golpeada novamente.

A mobilização e a luta democrática nas ruas, nas praças, no campo e nos parlamentos deve continuar até que desague na convocação de uma ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE, LIVRE, SOBERANA E EXCLUSIVA que organize em padrões civilizados e com radicalidade democrática a Sociedade e o Estado brasileiros.

BOA LUTA!

Olívio Dutra Ex-governador do Rio Grande do Sul.
No Sul21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.