18 de dez de 2017

Globo não é dona da Mapfre e empresa não é a maior do setor

Denúncia feita pelo blog Conversa Afiada não procede e documento apresentado não cita que uma empresa da Globo seria dona da companhia de previdência privada


A informação de que a Globopar, empresa do Grupo Globo, seria dona da Mapfre, empresa que oferece planos de previdência privada, não procede. A denúncia foi feita pelo jornalista Paulo Henrique Amorim em seu blog Conversa Afiada e replicada pela Fórum e outros sites como Brasil 247 e Diário do Centro do Mundo.

O site de fact-checking “Boatos” destrinchou o documento apresentado que seria a “prova” das ações da Globo na Mapfre. De acordo com o site, o documento é, na verdade, um “ato de concentração” e aponta que a Globopar era sócia majoritária da seguradora Roma e tinha intenção de vender ações para a Mapfre. A citação às duas empresas não dá conta de confirmar que uma poderia ser a detentora da maior parte das ações da outra.

O fact-checking esclareceu ainda que, diferentemente do que foi publicado, a Mapfre não é a maior empresa de previdência privada do país. Rankings do seguimento apontam que a empresa está da 12ª colocação. A maior empresa do ramo é a BrasilPrev.

No Fórum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.