25 de nov de 2017

O Google vai googlar a Globo

Internet vai desbancar a Globo como fonte de recursos para o futebol, prevê gestor


A fonte de recursos da TV, que hoje despeja um caminhão de recursos nos clubes de futebol, vai secar. E rápido.

O alerta foi feito hoje pelo coordenador-chefe da cadeira de gestão da FGV, Pedro Trengrouse, durante o Fórum Brasil Football, que se realiza no Maksoud Plaza, em comemoração aos 70 anos do Sindicato dos Atletas São Paulo.

A internet elimina o intermediário e vai acontecer no futebol. Os anunciantes investiram em 2016 189 bilhões de dólares em TV e 181 bilhões de dólares em internet. Em 2017, foram 205 bilhões em internet e 192 bilhões em internet.

Os clubes devem se preparar para isso, e explorar melhor a relação direta com o torcedor.

A camisa de clube que mais vende no Brasil é a do Barcelona, a final da Champions League passa em cinema. São organizadores com política agressiva de divulgação pela internet.

No Brasil, a TV Globo (ele não citou o nome), detentora dos direitos, contém o crescimento da receitas alternativas dos clubes.

“Hoje, com o dinheiro que se paga pela transmissão, os clubes estão acomodados. Mas isso vai mudar, e rápido, porque a fonte dos anunciantes da TV está secando”, afirmou.

Ele dá um exemplo de modalidade esportiva que tem crescido com receita direta da internet. É o mercado de games. Existe um jogo chamado Dota que realiza competições e, a cada ano, paga um prêmio maior em dinheiro.

Neste ano, foram 20 milhões de dólares pagos ao campeão, segundo ele mais do que paga a Conmebol ao vencedor da Libertadores.

“E de onde vem esse dinheiro?”, perguntou. “Da próprio internet, da venda de uma arma digital diferente, de uma vida a mais. No futebol, o potencial de receita direta é enorme, mas os clubes estão acomodados”, afirmou.

No DCM

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