25 de nov de 2017

O Caribe está se transformando de paraíso em lixão


A recente e desanimadora série de fotos das águas do Caribe e das praias das Honduras demonstrou a magnitude do problema que representa a contaminação dos oceanos pelo plástico.

Lixo na praia de Omoa, Honduras
Lixo na praia de Omoa, Honduras
As imagens mostram um "mar de plástico e poliestireno" entre as ilhas hondurenhas de Roatán e Cayos Cochinos e as praias do país centro-americano sufocadas por uma massa sólida de garrafas, embalagens e outros materiais recicláveis que transformam o paraíso caribenho em um verdadeiro depósito de lixo, escreve o canal RT.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre e água

Acredita-se que os resíduos foram arrastados ao mar desde a vizinha Guatemala através dos rios que correm pelas povoações e cidades, cujo caudal aumentou durante a recente temporada de chuvas.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, céu

A catastrófica situação ecológica na região se tornou pública como nunca antes graças a Caroline Power, uma fotógrafa britânica que mora nas Honduras. No fim do mês passado, ela publicou no seu Facebook as imagens assustadoras deste mar de plástico, tentando chamar atenção ao problema.

No Sputnik

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.