19 de out de 2017

Quem é a loira que pode desafiar Vladimir Putin nas presidenciais de 2018?

A recém-anunciada candidatura da apresentadora Ksenia Sobchak para as eleições presidenciais que se darão na Rússia em março de 2018 provocou grande repercussão nas redes sociais. Por que esta loira de 35 anos causou reação tão agitada?


Sua família

Ao ouvir o sobrenome Sobchak, a maioria dos russos relembra o pai da celebridade, Anatoly Sobchak, prefeito de São Petersburgo entre 1991 e 1996. Muitos consideram que foi precisamente ele que se tornou o mentor de Vladimir Putin na política russa e quem o ajudou a se converter em um político "de peso".

A esposa de Anatoly Sobchak, Lyudmila, também se dedica à política. Ksenia nasceu em 1981, na cidade de Leningrado, e conhece Putin desde criança. Quando ela tinha 18 anos, o amigo da família se tornou presidente da Rússia.

Vladimir Putin, Lyudmila Narusova (viúva de Anatoly Sobchak) e Ksenia Sobchak em 2010
Vladimir Putin, Lyudmila Narusova (viúva de Anatoly Sobchak) e Ksenia Sobchak em 2010

Ideias políticas

Putin sempre mostrou agradecimento a Anatoly Sobchak. Entretanto, a filha de Sobchak, Ksenia, decidiu se juntar à oposição. Nas vésperas das eleições à Duma de Estado (câmara baixa do parlamento russo) de 2011, quando Moscou e outras cidades russas foram sacudidas por manifestações maciças contra os resultados da votação, ela era um dos rostos do protesto.

Junto ao seu então namorado, Ilia Yashin, a jovem exigiu reformas, transparência e "fim da corrupção".

Ksenia Sobchak e seu ex-namorado, Ilia Yashin
Ksenia Sobchak e seu ex-namorado, Ilia Yashin

Entre outubro de 2012 e outubro de 2013, Sobchak foi membro do Conselho de Coordenação da Oposição Russa.

"Quero uma vida pacífica em um Estado democrático!", proclamou a jornalista em 2012.

Ao contrário de outros políticos da oposição, ela se mostrou mais ativa no Twitter do que nas ruas.

Eleitorado

Como ativista e membro do Conselho de Coordenação, Sobchak tem a oportunidade de se dirigir ao eleitorado liberal, afirmam diversos cientistas políticos russos. Ao mesmo tempo, ela também pode atrair os votos de cidadãos que não estão interessados na política graças ao seu papel de celebridade.

Além da sua atividade política, a mulher é conhecida por ser apresentadora de televisão em numerosos canais russos, bem como por suas colunas autorais e matérias jornalísticas em várias edições do país.

A apresentadora Ksenia Sobchak com o dançarino Yevgueny Papunaishvili durante o show de TV Dança com as estrelas
A apresentadora Ksenia Sobchak com o dançarino Yevgueny Papunaishvili 
durante o show de TV Dança com as estrelas

As mulheres russas serão outra parte do eleitorado importante para a candidata.

"Sou mulher. Não tenho o terrível ego masculino que sempre impede os políticos de negociar, [políticos] que consideram a força como a melhor solução para qualquer problema […] Metade da população do país merece que, pela primeira vez em 14 anos, apareça uma voz feminina nestes jogos supostamente masculinos", afirma Sobchak.

Entre outras qualidades que ela pode oferecer ao eleitorado é sua independência financeira, sua popularidade e habilidades comunicativas.

"Posso falar com todos, porque conheço pessoalmente a maioria do 'establishment' e porque sou jornalista cuja profissão consiste em falar com todos", insistiu.

O chefe da consultoria Minchenko, Yevgeny Minchenko, prevê que todos os fatores poderiam dar a Sobchak até 10% dos votos, já que "há um nicho para um novo candidato desse tipo".

Em comparação, em 2012, o principal rival de Putin, veterano comunista Gennady Zyuganov, obteve 17,72% dos votos, enquanto o multimilionário liberal Mikhail Prokhorov conseguiu 8%.

Ksenia Sobchak com o multimilionário liberal Mikhail Prokhorov
Ksenia Sobchak com o multimilionário liberal Mikhail Prokhorov

'Paris Hilton' russa

Por ser filha de uma família conhecida e rica e por ter estudado em uma das universidades mais prestigiadas da Rússia, MGIMO, durante muitos anos Sobchak foi considerada uma celebridade típica, uma "Paris Hilton" russa.

A jornalista russa Ksenia Sobchak durante um show de música em Moscou, em 2016
A jornalista russa Ksenia Sobchak durante um show de música em Moscou, em 2016

Esta fama a ajudou a lançar seu próprio programa, Loira em Chocolate, e a começar, assim, sua carreira na TV, onde participou de diferentes projetos, desde "reality shows" até programas políticos.

Ksenia Sobchak, possível rival de Vladimir Putin nas presidenciais de 2018
Ksenia Sobchak, possível rival de Vladimir Putin nas presidenciais de 2018

Junto com a escritora russa Oksana Robski, Sobchak escreveu um livro "Como se casar com um milionário", porém, nunca chegou a fazê-lo. Ela vive com o ator russo Maksim Vitorgan e com seu filho Platon, que nasceu em novembro de 2016.

Vale ressaltar que, embora ontem (18) Sobchak tenha pela primeira vez anunciado sua candidatura, ela ainda precisa recolher votos e terminar vários procedimentos antes de ser registrada como verdadeira candidata.

No Sputnik

Um comentário:

  1. Eh! Os Russos são muito "aventureiros" politicamente falando, sobremaneira enquanto a "ameaça da III Guerra Mundial (Guerra Atômica/Nuclear), paira sobre as cabeças de todo o mundo...
    Ai então, é que Eles elegeriam até o T3M3R, ou 43C10, ou quem sabe 7R#MP ou D0R14 ?!?!?!?!?!?!?!?
    HUMP...

    ResponderExcluir

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.