15 de out de 2017

Misterio sobre a morte de Neruda será revelado por peritos

Dentro de uma semana espera-se as conclusões sobre o caso Neruda.


A morte do escritor chileno e Prêmio Nobel de Literatura Pablo Neruda deixará de ser um mistério em breve, já que um grupo internacional de peritos dará suas conclusões sobre a sua morte na próxima semana, depois de realizar uma exaustiva investigação.

No centro da capital chilena se realizará de 16 a 20 de outubro o evento e se espera que participe o magistrado da Corte de Apelações de Santiago, Mario Carroza.

Carroza é o encargado do caso Neruda em uma causa do Partido Comunista e dos familiares do poeta, devido as suspeitas de envenenamento como verdadeira causa da morte.

Nos últimos anos, tem crescido a crença de que Neruda não morreu por causa do câncer de próstata, como se pensava, mas que tenha sido assassinado pela ditadura de Augusto Pinochet.

Foi o motorista e auxiliar pessoal de Neruda, Manuel Araya, quem se encarregou de dar testemunhos nos quais manifestou que a morte do escritor havia sido por causas naturais.

Araya explicou que embora o escritor se encontrasse enfermo, ele não parecia passar por alguma gravidade nos dias anteriores a sua morte em 23 de setembro de 1973.

Por sua parte, o sobrinho de Neruda, Rodolfo Reyes Muños, disse que os peritos investigaram minuciosamente as amostras recolhidas dos restos do poeta e existe a suspeita de que ele tenha sido assassinado com estafilococo dourado.

"Além da suspeita de que meu tio tenha sido assassinado com estafilococo dourado, parecem existir elementos de outras bactérias que lhe causaram a morte com ajuda de terceiros (agentes de Pinochet)", concluiu Reyes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.