26 de set de 2017

Zizek, você acha legal socar neonazis?

Perguntaram ao filósofo esloveno o que acha da ideia de apelar à violência para enfrentar os neonazis em ascensão no planeta. Vejam o que ele respondeu


Em janeiro, rodou o mundo a imagem controversa de um mascarado socando o supremacista branco Richard Spencer na posse de Donald Trump. A violência da cena também provocou em muita gente a dúvida sobre se temos o direito de socar alguém na rua, ainda que a pessoa seja um neonazi.



O site Quartz resolveu perguntar ao filósofo esloveno Slavoj Zizek o que acha da ideia de apelar à violência para enfrentar os neonazis em ascensão no planeta (este fim-de-semana os nazistas inclusive voltaram ao Parlamento alemão, pela primeira vez desde a Segunda Guerra). Vejam o que Zizek respondeu. É bem útil para nós neste momento em que, bem, alguns membros do governo Temer e da direita nos provocam instintos primitivos.

Quartz – É OK socar um nazi?

Zizek – Não! Se alguma violência é necessária, eu sou mais gandhiano, adepto da violência passiva. Se um cara fala como aquele idiota (Richard Spencer), você deve simplesmente ignorá-lo. Se ele bater em você, vire a cara. Nem o considere uma pessoa. Este é o tipo de violência que eu usaria, não a violência física. Porque as pessoas dizem que a violência simbólica pode ser inclusive pior, mas não subestime a violência física. Alguma coisa acontece quando você passa para a violência física. Não estou dizendo que você deve confraternizar com todo mundo, abraçá-los, e sim ser brutal de um jeito diferente. Quando você encontrar um cara como aquele que foi socado, aja de um jeito que até bater nele, esbofeteá-lo, seria reconhecê-lo. Você deveria tratar ele ou ela como uma não-pessoa, literalmente. São estes extremistas de direita que estão agindo com violência física. Eles representam a decadência da moralidade e da decência. E eu uso aqui o exato termo utilizado por Hegel, Sittlichkeit. Não é uma simples moralidade, é um conjunto de regras não escritas que fazem a nossa vida social suportável. E eu acho que os progressistas deveriam se tornar a voz da decência, da polidez, das boas maneiras. Se tem que agir assim (com violência), a esquerda já perdeu.

No Socialista Morena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.