22 de set de 2017

Quadrilha do quadrilhão ganha novas alcunhas

Morango, Pêssego, Pirulito, Sardinha...

O gatinho angorá também merece a alcunha "Morango". Não é uma gracinha?
A investigação do "Departamento de Propina" da Odebrecht revelou novas alcunhas para os políticos do PMDB envolvidos no esquema de corrupção. As informações constam do relatório enviado pelo Ministério Público Federal ao STF.

Em dezembro do ano passado, a delação do ex-diretor de relações institucionais da empreiteira, Claudio Melo Filho, revelou a lista dos codinomes utilizados para o pagamento de propinas.

Graças a essa lista, o amigo navegante soube quem são o Justiça, o Botafogo, o Boca Mole, o Caju, o Índio...

A lista de hoje - obtida, segundo o Globo Overseas, a partir da investigação de e-mails e planilhas - revela os novos vulgos:


‣ O ministro-chefe da Casa Civil do governo golpista, Eliseu Padilha, já era apontado como o Primo. Agora, ele também é o Bicuira e o... Fodão!

(Modesto!)

Para retirar os pagamentos do esquema, segundo o Globo Overseas, o Bicuira teria utilizado as senhas Comida e Sardinha.


‣ Wellington Moreira Franco, que carrega o apelido de gatinho angorá desde a década de 1980, tem as senhas Foguete, Morango, Pinguim, Pássaro, Paulistinha e Agenda.

(Morango! Quá, quá, quá!)


‣ Eduardo Cunha já constava na lista anterior como Caranguejo. Agora ele também é o Acadêmico e o Calota. Entre as senhas, constam Mangaba, Viola, Pêssego, Pirulito e Aluno.


‣ Henrique Eduardo Alves, ex-presidente da Câmara, é o Fanho ou o Rio Grande. As suas senhas seriam Acerola, Mulher e Jabuti.

Os quatro - Cunha, Geddel, Moreira Franco e Henrique Alves - fazem parte do "quadrilhão" apontado pelo delator Lúcio Funaro.

Em tempo: sobre jabutis, Ciro Gomes já relatou como o deputado Eduardo Cunha e Michel Temer, presidente da Câmara, colocavam jabutis nas medidas provisórias para levar uma grana gorda.

No CAf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.