10 de set de 2017

Marona explica por que pesquisa de Piketty é fajuta


Com todo respeito ao Piketty, autor de um livro importante sobre desigualdade de renda no mundo, a pesquisa divulgada pelo instituto dele e chamada na primeira página da Folha é uma cascata ou, no mínimo, comete um erro primário absurdo de apuração, que o jornal tinha o dever de perceber.

Retira suas conclusões de uma análise das declarações de imposto de renda no Brasil nos últimos 16 anos.

Não faz o menor sentido uma pesquisa se basear somente em dados da Receita Federal num país, como o Brasil, em que 85% da população não declara imposto de renda, percentual em que estão incluídos TODOS os pobres.

Erro curioso, já que no seu livro, "O Capital do Século XXI", Piketty não retira suas conclusões de um único indicador, como o IR, mas de todos os índices capazes de medir ou indicar renda, poder de compra e desenvolvimento humano.

Mário Marona

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.