1 de set de 2017

Lula, Triplex e Lava Jato | Justificando entrevista Cristiano Zanin


Cristiano Zanin, advogado do ex-presidente Lula na Operação Lava Jato, é o convidado da vez no Justificando Entrevista para um bate papo sobre as acusações movidas contra o político, bem como suas impressões sobre mídia e justiça no tratamento ao caso.

De início, Zanin traz o panorama do mais notório caso envolvendo Lula: o apartamento Triplex, no Guarujá. O ex-presidente foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão pois, na visão do magistrado federal Sérgio Moro, teria recebido o apartamento a título de propina para favorecer a construtora OAS em contratos com a Petrobrás. Contudo, aponta Zanin, as conclusões de Moro não tem base nas provas documentais juntadas no caso, bem como nas testemunhais.

Outro tema tratado na entrevista é o caso do Sítio em Atibaia, que repercutiu por muito tempo na mídia em razão do "pedalinho" no lago local comprado por Dona Marisa para os netos. Para Zanin, ficou provado algo no caso que o próprio ex-presidente admite: uma relação de amizade de décadas com o dono do sítio. "Não se pode criminalizar a amizade", afirmou Zanin.

O advogado ainda tece duras críticas à atuação da mídia, que vem operando como uma aliada da força tarefa da Lava Jato, prejudicando o direito de defesa, bem como a elucidação do caso. Um exemplo disso é o recente filme "Polícia Federal - a lei é para todos" em cartaz nos cinemas do Brasil, que conta com investidor secreto, mas traz uma narrativa própria da acusação no caso e com amplo deboche e criminalização da defesa do político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.