28 de set de 2017

Ibope: 3% aprovam governo do Quadrilhão!


Pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e divulgada nesta quinta-feira (28) mostra que o percentual de brasileiros que consideram o governo do presidente Michel Temer (PMDB) como ruim ou péssimo é de 77%. Na última pesquisa, de julho, esse percentual foi de 70%.

Ainda de acordo com a pesquisa divulgada hoje, 3% avaliam o governo Temer como ótimo ou bom. Em julho esse percentual foi de 5%. Outros 16% consideram o governo regular, ante 21% na pesquisa de julho.

O percentual dos entrevistados que disseram não saber avaliar o governo ou não quiseram responder foi de 3%. O Ibope ouviu 2.000 pessoas em 126 municípios de 15 a 20 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Este é o pior desempenho na avaliação do governo de um presidente da República desde o início da série histórica da pesquisa Ibope, em 1986, no governo José Sarney (PMDB).

A segunda pior reprovação alcançada na série de pesquisas foi do próprio Temer, no levantamento Ibope de julho, com 70% de ruim ou péssimo na avaliação do governo. A marca, porém, era igual à atingida pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em dezembro de 2015, durante seu segundo mandato.

Esta é a quarta piora consecutiva na avaliação do governo pelas pesquisas Ibope/CNI. A reprovação à gestão Temer cresceu de 39% em setembro do ano passado, um mês após o presidente ser efetivado no cargo com a confirmação do impeachment de Dilma pelo Senado, para 46% em dezembro do último ano, indo a 55% em março e 70% em julho.

92% dizem não confiar em Temer

A pesquisa também levantou o percentual dos brasileiros que dizem confiar em Temer. Este indicador também piorou, com 92 % de respostas "não confiam", ante 87% na pesquisa de julho. Apenas 6% disseram confiar no presidente e outros 2% disseram não saber ou não quiseram responder.

Para a maioria, governo Temer é pior que o de Dilma

O levantamento também ouviu os entrevistados sobre a comparação entre os governos de Temer e de Dilma. O presidente do PMDB teve sua gestão avaliada como pior por 59% dos entrevistados e como melhor por 8%. Na última pesquisa Ibope, em julho, esses percentuais foram de 52% (pior) e 11% (melhor).

Restante do governo Temer será ruim ou péssimo

Os pesquisadores também perguntaram a expectativa sobre o restante do governo Temer, cujo mandato se encerra no final de 2018. Entre os entrevistados, 72% afirmaram que o restante do governo Temer será ruim ou péssimo, 17% afirmou que será regular e 6%, ótimo ou bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.