17 de ago de 2017

Pesquisa DataPoder mostra rejeição a Temer e ao Congresso


A pesquisa DataPoder360 de agosto indica forte rejeição a políticos, a partidos, ao Congresso e à administração do presidente Michel Temer (PMDB).

Três em cada 4 brasileiros avaliam Temer negativamente. Apenas 5% acham que a gestão do peemedebista é positiva.

O percentual é semelhante ao captado no levantamento anterior, de julho de 2017, quando 76% rejeitaram o governo. Na ocasião, apenas 7% dos entrevistados avaliavam positivamente a administração Temer.

avaliacao-governo-agosto-datapoder360

A pesquisa do DataPoder360 foi realizada por telefone (com ligações para aparelhos fixos e celulares) de 12 a 14 de agosto. Foram feitas 2.088 entrevistas em 197 cidades. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. Em alguns cenários, o total dos percentuais pode não ser 100% por causa do arredondamento dos resultados.

Leia todos as pesquisas anteriores aqui.

O descontentamento não é direcionado apenas ao Poder Executivo. O DataPoder360 tem avaliado mensalmente a opinião dos brasileiros sobre o trabalho do Congresso.

Em agosto, o percentual de entrevistados que acha o Legislativo péssimo é de 35%, um crescimento de 7 pontos percentuais em relação ao mês anterior. Para 31%, o trabalho do Congresso é ruim. No total, a rejeição a senadores e deputados é de 66%. A avaliação positiva caiu de 11%, em julho, para 4%, em agosto.

avaliacao-congresso-agosto-datapoder360

A maioria dos entrevistados acha que a Câmara errou ao não autorizar análise sobre abertura de processo contra Michel Temer por corrupção. No início de agosto, a maioria dos deputados rejeitou a denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente.

Para 77% dos entrevistados, os deputados deveriam ter admitido que a denúncia fosse analisada. Outros 15% acham que o assunto está resolvido e é preciso olhar para frente.

opiniao-denuncia-temer-agosto-datapoder360

Rejeição a partidos tradicionais

A pesquisa mostra que em agosto a rejeição ao PT diminuiu 7 pontos percentuais e ficou menor do que o percentual negativo atribuído ao PSDB. Em julho, 56% dos eleitores não votariam de jeito nenhum em candidatos petistas. Neste mês, o percentual caiu para 49%, enquanto a rejeição aos tucanos é de 54% – em julho, era de 51%.


O PSDB tem o voto cativo de 4%, que dizem que votariam hoje com certeza em candidatos tucanos. O eleitorado fiel do PT é 5 vezes maior: 21% afirmam que votariam com certeza em petistas.

rejeicao-pt-agosto-datapoder360

rejeicao-psdb-agosto-datapoder360

DataPoder360 avalia mensalmente as siglas PMDB, PSDB e PT. São os 3 partidos que têm se revezado no Planalto desde a redemocratização, em 1985 – com exceção do período presidido por Fernando Collor, de 1990 a 1992, então filiado ao extinto PRN.

A opinião sobre o PMDB está contemplada na pesquisa de avaliação de governo, que tem o peemedebista Michel Temer como chefe.

No Poder360

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.