19 de ago de 2017

Hino nacional brasileiro seria plágio?


De Niccolo Paganini - Sonata Nº 1 for Violin and Guitar...


... Ou do Pe. José Maurício Munes Garcia? 

O resultado das pesquisas do musicólogo Sérgio Dias é claro: o tema do Hino Nacional Brasileiro é um plágio de uma obra do Padre José Maurício Nunes Garcia (1765-1830)! Os primeiros compassos da melodia podem ser prontamente identificados no Responsório Sétimo de "Matinas de Nossa Sra. da Conceição", registrado em CD no VI Festival de Música de Juiz de Fora (1995).

Francisco Manoel da Silva foi aluno do Pe. José Maurício, o que explica a ligação das obras.O Padre foi o mais importante compositor brasileiro do período colonial. Toda sua trajetória como músico e compositor deu-se no Rio de Janeiro, onde nasceu. Apesar de influenciado pelos compositores mineiros que o antecederam, seu estilo tornou-se mais operístico a partir de 1808, para agradar a capela real portuguesa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com links NÃO serão aceitos.

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do blog

Comentários anônimos NÃO serão publicados, como também não serão tolerados spams, insultos, discriminação, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.

É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.